Nova espiritualidade

dsc00527.jpg

Estou aprendendo a ter um novo conceito de espiritualidade. Engraçado que, depois de 11 anos de Cristianismo, vejo agora uma nova construção para a definição do que é ser espiritual. O tempo vai nos amadurecendo e nos dando novos caminhos, novas conclusões e prioridades para a práxis da vida.

Já fui uma pessoa que busquei a espiritualidade somente nos relacionamentos humanos, em fazer amigos, compartilhar minhas dores e alegrias, em ter companheiros ao meu lado. Minha definição para um “ser espiritual” estava limitada em pessoas.

Porém, percebi que pessoas são falhas, trazem frustrações e não cumprem com todas as nossas expectativas que criamos. Então, fui para o lado oposto, busquei a espiritualidade no místico, no transcendental. Achava que era necessário ter uma vida de orações constantes, leituras infindáveis da Bíblia, jejuns regulares, ir à igreja o maior número de vezes possíveis na semana, enfim, todo aquele discurso de gente que busca a Deus intensamente.

Outra vez, vi que não era isso que eu necessitava. Estava virando simplesmente um religioso, cumpridor de regras para tentar atingir um relacionamento com Deus, afastava-me da realidade da vida, dos familiares, sufocava-me com minhas próprias ações e não contemplava o que é viver, pois trancafiava-me num mundo muito divino para mim.

Caminho para uma nova espiritualidade. Aquela em que há uma dialética entre um relacionamento horizontal e vertical, que busca na devoção em Deus, no tempo de leitura da Bíblia e reflexão da sua palavra, nas orações diárias, enquanto, também procura no rosto do humano, na história de vida das pessoas, nas amizades e leituras do mundo.

Cristo resumiu a lei dos profetas em dois mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” e “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” – Mt. 22:37-40. Ele nos ensina que para seguir a Deus e todos os seus princípios precisamos preservar a humanidade.

Necessário é lembrar que somos humanos quando buscamos a Deus e ver nossas limitações, defeitos e imperfeições. Também, quando estamos com o nosso próximo, olhando para as alegrias e dores e ver que todos somos os mesmos.

Quero uma vida espiritual sem jugos e “pesos”, porém compromissada com o Senhor e com seu Reino, que defenda a essência do Evangelho; Que seja interligada com a vida e com as pessoas, e não distinta entre o que é “divino” e “terreno”; Que seja baseada em valores e princípios e não em farisaísmos e obsessões religiosas.

Não quero uma igreja igual ao um monastério ou um quartel general, muito menos comparada a um clube social. Não quero ser um monge, nem somente um ativista político ou um diplomata, quero ser um discípulo de Cristo.

Sei que tudo é muito novo para mim, ainda há muitas dificuldades, porém, mesmo com esse espelho embaçado pela fumaça, começo ver alguns traços da imagem. É a gênese de uma nova espiritualidade.

Anúncios

10 comentários sobre “Nova espiritualidade

  1. Talita Silva

    Nossa Márcio…é incrível como vc conseguiu escrever exatamente aquilo que estou sentindo…estou passada!!!

    Não sei o que está acontecendo, mas vejo que a cada dia me deparo com pessoas chegando nesse mesmo conceito!!!

    P.S. Meus sentimentos!

  2. (e não distinta entre o que é “divino” e o “terreno”) .
    Pois é rapaz, como eu disse em um post que tá guardado: Deus não deve ser uma parte das nossas vidas, ele deve ser a nossa vida.
    Amigo gostei muito desse texto, a sensação maravilhosa de que o espírito testifica!
    Estou descobrindo uma nova espiritualidade também, com bases bem diferentes daquela que eu já me sustentei, e cara, é um momento difícil, mas ele flui como um rio.
    Deus abençoe a sua vida, Uno.

    Te mando o post em breve.

  3. Edson

    É isso ae Fiat Uno..rs rs! – Parabéns pelas explanações! Em minha opinião, acho correto e necessário usar desse “equilíbrio” entre viver uma vida espiritual adequada, bem como manter um bom relacionamento com as pessoas, seja elas mundanas ou cristãs. Concordo que a diferença esteja em princípios e valores de cada um!

    É isso ae! Ser Cristão também é poder “pensar” e direito a ter opiniões, opiniões próprias, eu digo!

    abs…
    Edson

  4. fabio

    E meu amigo, tambem tenho vivido isso, eu estava em busca de um lugar, onde pessoas tivessem este pesamento, foi dificil mas hoje eu encontrei, e sei que estou no lugar certo, fico feliz em saber que mais pessoas, estão conseguindo enxergar o verdaderio cristianismo, não é facil mas pode ter certeza, se mais pessoas conseguir enxergar, vamos construir um cristianismo verdadeiro

    Fabio.

    Concordo com vc Japones.

  5. Diego

    É, meu rapaz, ainda bem que a vida é um eterno aprendizado, porque se fosse um script feito, que graça teria? né?

    Fica com Deus!
    e continua escrevendo!!!

    Fui!

  6. Heloisa

    percebi isso tbm nesse ano….

    lembrei daquela passagem q os apóstolos pediram “provas”, “milagres” ou qquer outra coisa p/ Jesus fazer, p/ provar a existencia de Deus….
    Jesus respondeu (mais ou menos assim rs): Quer mais prova da existencia de Deus do que a minha própria vida?

    Quero poder responder isso p/ as pessoas…
    mostrar a “espiritual” gradiosidade de Deus simplesmente pela minha vida.
    Quero poder dizer: “Óia eu aqui gentemmm!” e ai as pessoas irão perceber tanto qto eu percebi, que Deus é maravilhoso!!!

    Estamos juntos nessa caminhada Uno!!! é nóisss…
    Fica com Deus seeeempre!!!!
    bjuuuuuu

  7. Pingback: Viver coisas novas!!! « Caminhada & Missão

  8. Pingback: Post mais comentados de 2007 « Caminhada & Missão

  9. Pingback: 1 Ano de Caminhada « Caminhada & Missão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s