Família é importante!!!

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” 1 Timóteo 5:8  

Muitos especialistas como psicólogos, sociólogos, pedagogos e tantos mais “ogos” têm estudado e observado a grande importância para o que chamamos de “família” na vida de um indivíduo. Porém, nesse mesmo momento, a sociedade tem presenciado uma crise no modelo familiar que construimos ao longo do período histórico.

O historiador e jornalista francês Philippe Ariès e outros sociólogos e acadêmicos que estudam temas como a História da Família e da Infância,  constatam que realmente há uma inversão de valores quanto ao padrão familiar que foi modelado conforme o tempo (desde tempos da era medieval até a contemporaneidade). O que era uma família classificada como patriarcal, nuclear e monolítica, tem se transformado em matriarcal, global, em redes sociais e em grupos.

Nessa mudança de cosmovisão que as comunidades enfrentam, também caminha a igreja e creio que esta deve se adaptar à essas modificações, porém há valores inegociáveis que precisam ser defendidos pelos sacerdotes, príncipios da palavra de Deus que devem ser preservados por nós.

Acredito que precisamos de algumas coisas para uma organização saudável familiar (essas que têm sido negligenciadas pela sociedade pós-moderna), como a presença do sexo masculino na criação dos filhos, o respeito entre ambos os cônjuges, a tolerância entre as pessoas e o mais importante e essencial, o amor.

Estou aprendendo aplicar esse elementos com a dinâmica da vida. Passei por alguns problemas meses atrás e um deles foi envolvendo familiares. A princípio, fiz críticas, apontei defeitos existentes, reclamei da situação e joguei toda minha razão na “cara” das pessoas, mas acabei por ferir aqueles que são meus companheiros de teto e, ao invés de resolver o que eu passava, piorei tudo aquilo que estava ruim.

Recentemente, já desmotivado por não conseguir mudar as circunstâncias na qual enfrentava, uma amiga, que foi usada por Deus, disse-me da importância em amar as pessoas, elogiá-las, dar a devida atenção, demonstrar carinho e afeto. Eureka!!!Aquilo foi a única coisa que não pensei em fazer para a resolução do problema.

Somos tão zelosos com a palavra de Deus, com sua obra, com as coisas espirituais que nos esquecemos da nossa própria vida e daqueles que estão ao nosso entorno. Temos um discurso muito lindo, perfeito no papel, porém não recordamos em aplicar tudo aquilo que aprendemos. Falamos tanto em amor, mas não o expressamos no cotidano da vida.

O que minha amiga falou foi um choque para minha alma, acordei do sono teológico e realmente, após mudar minha atitude para com o próximo, o relacionamento com meus familiares tem se transformado diariamente. É, o sono teológico é perigoso…

Agora me lembro uma frase que há muito tempo atrás pude ouvir de meu pai: “Se quisermos mudar as pessoas, então precisamos começar por nós.” Quantas vezes não enxergamos a nós mesmos, mas gostamos de observar o espelho alheio? Outra frase que guardo para minha vida é a de Leon Tolstói, um grande escritor russo do século XIX: “Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.”

Só sei que, nesse período de turbulência do modelo familiar, das mudanças da pós-modernidade, do relativismo e da quebra de padrões morais e sociais, concluo, com muito esforço e dificuldade, que família ainda é importante. Mas, não basta eu saber, é preciso dar a verdadeira importância para os que são meus.

Anúncios

7 comentários sobre “Família é importante!!!

  1. Aline

    Amigo,

    Linda a sua reflexão, mais linda ainda é a experiência que tem vivido, que tem tomado como aprendizado, como amadurecimento.
    Direi mais… talvez sua amiga teria sido apenas mais uma entre tantos que tentaram te dizer algo, se vc não tivesse aberto o coração e os ouvidos para escutá-la. Você é o único “culpado” pelas belas e bem vindas mudanças.
    Sabe que penso muito em tudo o que disse… estou sempre refletindo sobre o poder que tem esse sentimento, amor fraterno, de pai, de mãe, amor de filho! E olha, me surpreendo como é poderoso viu?
    Gosto muito de uma passagem que diz assim:

    “Ainda que eu fale as linguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine…”

    “O amor é paciente, É BENIGNO, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz incovenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade,
    TUDO SOFRE, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA…. O AMOR JAMAIS ACABA….”

    Mahatma Gandhi dizia que o amor é uma força abstrata e a mais potente do mundo…

    Não tenho dúvidas da afirmação do ativista aí em cima….

    Sim…eureka amigo Márcio! Mais um desafio superado… e que venham os próximos…

    Parabéns…

  2. Diego

    Eh, rapaz, também to revendo a minha vida e esse é um dos fatores mais importantes, eu, fechado na vida digital, e o mundo la fora, e principalmente longe mas tão perto da minha familia. Mais isso vai mudar 😀

    Belo texto.
    Abraço!

  3. fabio

    Japa!!!

    Fico feliz, em saber que tem conseguido superar isso, eu também acompanhei este processo que você esteve vivendo, sei que foi uma barra para vocês, parabéns pelo seu texto, é algo que procuro tabém fazer em minha vida. È ter comunhão com minha Familia.

    Tudo na vida tem um jeito, enquanto a vida há ESPERANÇA.

    Fabio (Montanha)

  4. Edson

    Isso ae…
    Vida é isso né brother… complexidade, momentos bons e ruins etc, o importante é cada qual encontrar o seu propósito… o seu caminho!

    Minha opinião é a de que não devemos é ficar “preso” a um lengalenga teológico só porque “fulano acha isso ou aquilo”, sendo que mtas das vezes o “fulano pode ser uma liderança cristã etc.”

    Bacana que o seu texto ilustro a importância do agir

    Abs…
    Edson

  5. Pingback: Post mais comentados de 2007 « Caminhada & Missão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s