Coleta Seletiva na Betesda

logo-jovens.jpglogo-csb.jpg 

Texto mandado por Lucas Lujan, líder dos Jovens da Betesda:

Coleta Seletiva de Lixo e de Óleo de cozinha
na Igreja Betesda de São Paulo

Da parceria entre o Centro Social Betesda e Ministério de Jovens Betesda, nasceu o programa de Coleta Seletiva de Lixo e Óleo de cozinha na Igreja Betesda.

A partir de Março, você pode trazer o seu lixo e o seu óleo usado para a Betesda, para serem reciclados, diminuindo assim o impacto contra o meio ambiente.

Por lixo entende-se:

Papel Plástico, Jornais Garrafas de refrigerante e água, Revistas Baldes e bacias plásticas, Caixas de papel Copos descartáveis, Papelão Embalagens de plástico em geral, Papéis de embrulho, Brinquedos, Embalagem de ovo Sacos plásticos, Cadernos Canos e tubos pvc, Folhas de rascunho, Listas telefônicas, Papel sulfite em geral, Embalagens da Tetra Pak, Metal Vidro, Latas de aço e de alumínio Garrafas de vidro, Pregos Cacos de vidro, Parafusos Frascos de produtos alimentícios, higiene e limpeza, Objetos de ferro, cobre e zinco, Frascos de remédios, Tampinhas de garrafa, Panelas.

Para facilitar nosso trabalho, lave os frascos, garrafas e vidros. Isso evita a presença de insetos e outros animais, o mau cheiro e facilita o armazenamento em casa até o dia da entrega.

Para trazer o seu óleo usado, coe-o e coloque-o dentro de uma garrafa de refrigerante. Todo o óleo coletado será destinado à produção de biodiesel.

Sobre a Coleta Seletiva

Com o crescimento acelerado das metrópoles, do consumo de produtos industrializados e com o surgimento de produtos descartáveis, o aumento excessivo de lixo tornou-se um dos maiores problemas da sociedade.
A existência de matérias que não se decompõe ou que demoram muito para se decompor, como o plástico, o vidro e as latas de alumínio e aço, agrava a situação.
O acúmulo de lixo representa uma grave ameaça para a saúde humana e para o meio ambiente.
Precisamos ter consciência sobre a quantidade de resíduos que geramos e as conseqüências que isso traz ao meio ambiente.

Reciclagem

O material é reaproveitado passando por um processo de transformação e retornando para um novo ciclo de produção. O reaproveitamento de materiais é indispensável quando se pensa na diminuição de quantidade de materiais nos lixões. A reciclagem é a forma mais adequada de lidar com o problema do lixo, e é fundamental para proporcionar um modo de vida mais saudável.

Benefícios

Diminui a poluição do solo, do ar e da água; Evita o desmatamento; Reduz o desperdício de energia e de recursos extraídos da natureza; Diminui os gastos com o lixo; Reduz a quantidade final do lixo destinado aos aterros, aumentando a vida útil deles; Promove educação ambiental; Ajuda a gerar renda para instituições ou para pessoas que trabalham com a reciclagem, proporcionando um meio de vida para muitas pessoas; Fornece matéria prima para indústrias; Evita o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, que faz aumentar em até 45 % os custos com tratamento (especificamente no caso do óleo de cozinha).
O óleo de cozinha pode ser transformado em biodiesel. Enquanto o diesel de petróleo custa cerca de R$ 1,80, o biodiesel de óleo de cozinha sai por menos de R$ 1,00. E mais: ele emite até 40% menos gases de Efeito Estufa do que o diesel de petróleo. Atualmente, mais de 20 usinas em funcionamento no Brasil captam o óleo de fritura e transformam em biodiesel.
O biodiesel é ecologicamente correto. Ele emite menos gases que o diesel tradicional, é biodegradável e é uma fonte renovável de energia.

Tempo de decomposição do lixo jogado no meio ambiente

Copo plástico – 50 anos
Lata de aço – + de 50 anos
Papel – 3 meses
Palitos de fósforo – 2 anos
Madeira – 6 meses
Restos orgânicos – 2 a 12 meses
Madeira pintada – 13 anos
Caixas Longa Vida – + de 100 anos
Garrafas plásticas / Plástico – + de 100 anos
Metal – + de 100 anos
Fralda descartável – 500 anos
Latas de alumínio – + de 1000 anos
Vidros – + 4000 anos
Pneus – Indeterminado
Borracha – Indeterminado
Chiclete – 5 anos
Isopor – Indeterminado
Louça – Indeterminado

Mais informações em: http://www.jovensbetesda.com.br/pa/pa.html

Anúncios

Um comentário sobre “Coleta Seletiva na Betesda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s