Memórias: 2008, 1968 e 1908

Por Marcio Uno

O ano de 2008 é alvo para muitas lembranças e comemorações de fatos que marcaram a história do Brasil e do Mundo.

Há 40 anos atrás (1968, que é um dos anos míticos do século XX), surgem no cenário mundial muitas manifestações estudantis com a tomada de várias universidades e ruas contra o início da Guerra do Vietnã; a greve geral da França que também serviu como uma oportunidade de um confronto com valores da sociedade com o lema “educação,sexualidade e prazer”, antecedendo o Festival de Woodstock (1969); a morte de Edson Luís de Lima Souto (o primeiro estudante a ser morto pela polícia durante a ditadura militar), protestos contra o autoritarismo político, assassinato de Robert Kennedy (irmão do presidente americano John Kennedy) e do pastor e ativista político Martin Luther King Jr. Também podemos citar nesse mesmo ano, a “Batalha da Maria Antônia” (uma luta política entre estudantes da USP e do Mackenzie, no Bairro da Consolação em São Paulo) e a prisão de 700 estudantes no XXX Congresso da UNE realizado em Ibiúna, considerada pelos ditadores como uma reunião clandestina.

Poderíamos citar vários anos importantes, porém além de 1968, também cito um que é muito marcante para minha história da vida: 1908. Exatamente há 100 anos atrás, no dia 18 de Junho, o navio Kasato Maru, após quase 2 meses de viagem, finalmente chega ao porto de Santos trazendo 165 famílias do Japão para trabalharem com café no Oeste do Estado de São Paulo. Os motivos? Bem, o Japão passava por grandes crises econômicas e com a mecanização da agricultura, trouxe a pobreza no ambiente rural, cidades saturadas e falta de emprego. Mais tarde, teríamos a questão da I Guerra Mundial como fator preponderante à imigração.

A partir daí, somente se intensificariam as relações entre Brasil e Japão e as imigrações dos orientais para as terras tupiniquins: 28 de Junho de 1910, Ryojun Maru traz 906 trabalhadores; Agosto de 1913, 107 imigrantes para trabalharem com mineração, em Minas Gerais, e assim por diante. Os anos seguintes, o governo brasileiro dificultou a vinda dos estrangeiros para o Brasil, embora muitos ainda se refugiarem por aqui devido às Guerras Mundiais.

Após 50 anos depois da primeira viagem feita pelo Kasato Maru, a estimativa era de que o número de japoneses e descendentes somavam por volta de 404.630 pessoas e em 1973, chegava o último navio trazendo os estrangeiros em terras brasileiras, o Nippon Maru. Atualmente, são cerca de 1,5 milhão de nipônicos no Brasil, sendo o país que possui a maior comunidade japonesa fora da sua terra natal.

Estou pesquisando e ainda postarei mais sobre o ano do Centenário Brasil-Japão (1908-2008). Por ora, relembro a trajetória de Mitiko e Taro Uno, (como mesmo postei em “Lembranças de Taro Uno – 1917-2007”) e que numa dessas viagens, nasceu e se instalou no Brasil a família Uno, da qual sou fruto dessa história.

Fontes:
Museu Histórico da Imigração Japonesa
– Site da Associação para Comemoração do Centenário para Imigração Japonesa no Brasil: http://www.centenario2008.org.br

Anúncios

2 comentários sobre “Memórias: 2008, 1968 e 1908

  1. Que bom querido você estar pesquisando mais a respeito da imigração japonesa, o ano do Centenário Brasil-Japão, afinal como citou trata de sua história de vida, sua outra cultura, é ótimo você compartilhar conosco esse processo histórico, só posso dizer que sinto-me alegre e grata por estas desembarcações ao Brasil, que trouxeram esta belíssima cultura, que trouxeram você e que deixaram nosso povo mais bonito ainda devido a miscigenação.

    Lembra-se que falei sobre os eventos que teriam aqui em Osasco, então, ocorreram no mesmo fim de semana que comentei, snifff.. havia me esquecido de dizer.
    Beijos!!!

  2. Pingback: Os 10 posts mais lidos em 2008 « Caminhada & Missão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s