Série 5 Anos do Caminhada: “A sabedoria é a coisa principal” – Thiago G. Vieira

Imagem Extraída de: http://vamospensar2012.blogspot.com.br/2011/01/sabedoria-e-maior-riqueza.html

Por Thiago G. Vieira (http://redariopax.blogspot.com.br/)

Entre as passagens bíblicas popularmente conhecidas, temos o famoso pedido do Rei Salomão a Deus.

Salomão governou o povo de Israel cerca de 40 anos. A história escrita relata que nesse período já era uma nação numerosa. O rei era filho do infiel relacionamento entre Davi e Bate-Seba.

A história cristã conta que numa tenda sagrada construída no deserto, em súplica a Deus, o rei Salomão pediu “sabedoria”. A fé bíblica transmite que o próprio Deus mostrou-se surpreso com o pedido do rei.

Comumente, talvez de forma equivocada ou mesmo desesperada, roga-se bens concretos, como uma vida melhor ou outras possibilidades materiais. Deus é sempre imaginado – transmitido – de uma forma ativa, o solucionador. Tanto que o texto bíblico relata sobre a perplexidade de Deus com a abstração do rei em sua prece.

O que de fato é “sabedoria”?

Nós, seres humanos, somos matéria. Complexos.

Temos um potencial intelecto que nos permite conquistas cada vez mais inesperadas. Somos seres inteligentes, racionais, sagazes, hábeis. Nossa força adquirimos com vivências, através de diálogo, estudos, questionamentos ou mesmo experiências.

Partilhamos de uma inexplicável capacidade sentimental que nos permite sermos amorosos, de construir inúmeros relacionamentos. Neste lado, desenvolvemos relações com o próximo, o mundo e a vida.

Mas existe algo intenso e profundo em cada um de nós pouco explorado. É nosso ser espiritual. Uns preferem chamar de alma, outros de espírito ou mesmo de fôlego. Algo que está para além de nossos credos e posicionamentos religiosos.

Esta parte é dificilmente desenvolvida. Não existe uma regra ou modelo único. Cada pessoa da sua maneira: através do silêncio, meditação, votos, celebrações, mantras, cultos. Essa riqueza é de uma fundamental importância que lamentavelmente damos pouco valor.

O ser humano sábio ou que busca sabedoria é o que procura harmonizar esses quatro elementos: físico, intelecto, emocional e espiritual.

Salomão foi sábio em sua busca. A sabedoria é a conquista da plenitude no concílio desses quatro valores.

Os provérbios sagrados cristãos garantem: “A sabedoria é a coisa principal; procure obter sabedoria, use tudo o que você possui para adquirir entendimento.” Pv 4:7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s