Série 5 Anos do Caminhada: “A trajetória” – Thiago Bomfim

Imagem Extraída de: http://www.avidaempartes.blogspot.com.br/2010/08/partiu.html

Por Thiago Bomfim (http://www.livrariadothiago.com)

Dentre os grandes dilemas da vida, talvez o que mais se apresente seja o do estilo de vida que se pretende tomar ao longo dos poucos e míseros anos da vida de um homem. Devo me divertir hoje ou ajuntar recursos para o conforto futuro? Devo descansar hoje e acordar revigorado amanhã ou devo ir até as últimas hoje, instante em que a oportunidade se apresenta? Devo trabalhar regradamente, ou me divertir incondicionalmente?

Não importa qual seja a resposta e, ignorando toda a praticidade dos que pregam o equilíbrio, o que resulta sempre disso tudo é a triste realidade de que uma escolha sempre elimina uma experiência.

E uma experiência não vivida é uma estrada não trilhada: The Road Not Taken, no poema de Robert Frost. Duas estradas guiam a uma forquilha de um belo bosque. Ambas estradas são desconhecidas. Contudo uma possui marcas de uso, talvez pegadas. A outra nova, parece jamais trilhada, aparentemente pouco provada por transeuntes. E a dúvida que se apresenta é a de qual estrada seguir: a já conhecida, ou aquela completamente nova?

Escolhe-se a estrada menos viajada. E o único comentário que o autor faz é o de que esta estrada fez toda a diferença. Para o bem o para o mal? Qual diferença? O que muda? Não se sabe. A única coisa que o poema deixa de importante é a dúvida de como era a outra vereda.

E esta é a vida: só nos fará diferença os caminhos trilhados. Os demais serão apenas espaços de especulação. Em algum momento as nossas escolhas vão definir todas as consequências vindouras. Resta-nos a resignação de só trilhar um caminho. E que seja o mais belo, o mais justo e o mais misericordioso. Se não for, ficará para a lembrança incômoda o caminho não trilhado, que poderia ser melhor, ou pior.

Anúncios

Um comentário sobre “Série 5 Anos do Caminhada: “A trajetória” – Thiago Bomfim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s